quinta-feira, 24 de maio de 2012

Às vezes, nada conforta mais do que uma boa xícara de café

Café pretinho e bolo de fubá: quem resiste? (foto: Dico Kremer)
E se for acompanhada de bolo de fubá, então... Pode ser que alguém não concorde, mas há momentos na vida em que tudo o que precisamos é uma xícara de café. Puro ou com leite, forte ou fraco, doce ou amargo, frio ou pelando. Não importa - a necessidade fala mais alto. Sim, café vicia, assim como tantas outras coisas que se consumidas sem moderação, viciam (cartão de crédito é um bom exemplo).
Mas dentre os vícios, o café não é dos piores. Pelo contrário. Bem dosado, faz muito bem. Mas talvez melhor do que a bebida em si seja seu aroma. Lembro-me de quando vínhamos de Ponta Grossa para Curitiba e sentíamos o maravilhoso cheirinho de café torrado da fábrica do café Damasco. Era sinal que a viagem estava no fim.
Em Ponta Grossa, esse aroma vinha das chaminés do Café Kiebom e do Café Lontrinha - éramos pequenas e íamos com nosso pai comprar café na própria fábrica, moídinho na hora. Quem atendia a loja do Lontrinha era uma senhorinha muito simpática, figura de um tempo em que tudo parecia tão mais simples e se resolvia com uma xícara de café. Cá entre nós, comprar direto na fábrica era muito mais charmoso do que pegar um pacote na gôndola do supermercado. Mas o tempo passou, as cidades se transformaram e a poluição (e o capitalismo)ajudou a tirar de nós algo que parecia tão nosso: o cheirinho de café torrado.
Talvez seja por isso que aqui na Fada Formiga sempre que sai um cafezinho fresquinho imediatamente nos sentimos bem e o servimos com tanta satisfação. Cada dose é única, merece ser bem tirada e, acima de tudo, degustada. E se der, com um belo pedaço de bolo de fubá quentinho.
Viva a magia que se esconde nesses grãozinhos tão preciosos!
Beijos das Fadas.

2 comentários:

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Menina, lendo seu post parece que até senti cheiro de café! Será coisa de fadas?!
Adorei!
Beijos e uma ótima semana e muita paz!
CamomilaRosa

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Café e bolo são perfeitos...adorei as suas recordações...lugares lembram aromas!
Bjs e te desejo uma quarta-feira de harmonia e criatividade!
CamomilaRosa