terça-feira, 6 de março de 2012


Os simpáticos - e deliciosos - Queques da Fada
Queques de laranja da Fada Formiga

Que nossa gastronomia recebe influências do mundo inteiro, todos já sabemos.

Nosso país é pluricultural e, graças a isso, temos a melhor mesa do mundo: farta e diversificada. Afinal, quem NUNCA experimentou macarrão e churrasco, juntos, no almoço de domingo? Lá em casa era assim. Independentemente do cardápio do domingo, sempre tinha macarrão (e não, não somos italianas, somos polacas). Bem, o fato é que fomos colonizados por portugueses e, por consequência, nossa culinária muito deve aos lusitanos, mas temos deixado de lado nossas raízes em troca de novas propostas, digamos, mais moderninhas.

Particularmente eu idolatro a doçaria portuguesa. Digo amém toda vez que devoro um quindim ou um pastel de Belém e abençôo as freiras que usavam as claras dos ovos para engomar suas vestes (e fabricar as hóstias). Claro que, em minha opinião, as claras de ovos são muito mais úteis se misturadas ao açúcar para formarem delicados suspiros.

Também é muito peculiar a maneira pela qual os portugueses nominam suas coisas, como suas Quintas, por exemplo, ou alguns pratos como as batatas aos murros, sem falar de alguns pratos de bacalhau cujos nomes podem soar como uma ofensa para alguns e, por respeito a todos, deixaremos isso de lado.

Mas toda essa introdução é para falar dos Queques. Queques são bolinhos simples, portugueses, similares aos muffins, que vão muito bem com uma boa xícara de chá ou café. E por que raios nós não chamamos nossos minibolos de Queques? Ou ainda, onde perdemos o elo entre nossas origens e o que somos hoje? Mistérios insondáveis da humanidade. Mas voltando aos Queques e à simplicidade das coisas, ontem ao olhar os bolinhos que fizemos para nossos clientes alérgicos a glúten e lactose, pensei: eles merecem ser chamados de Queques, pois são irresistivelmente simpáticos e simples. A pura simplicidade também dá água na boca.

E esses bolinhos são especiais, pois para quem não sabe, a Fada Formiga também considera aquelas pessoas que infelizmente possuem algum tipo de restrição alimentar. Todos têm o direito de ser feliz. Mesmo sem açúcar, sem manteiga ou sem trigo, a vida pode ser doce, fofinha e muito saborosa.

2 comentários:

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Olá..estou encantada...quanta coisa gostosa nesta casa!
E vou te falar..."lem casa" de domingo quando eu era pequena...também era macarrão...mas se justifica...somos netos de italianos da Calábria! Enfim...
Beijos e uma ótima semana com bons pensamentos e alegrias!
CamomilaRosa

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Que delícia! Adoro muffins e adoro as ideias! Parabéns!
Bjs, uma ótima semana com muita criatividade e energias positivas!
CamomilaRosa