sábado, 29 de outubro de 2011

Halloween à brasileira!




Há quem fique indignado com comemorações que não fazem parte de nossa cultura. O dia das bruxas antecede o dia de todos os santos que antecede o dia de finados. Há explicações sobre a origem dessa festa que hoje provavelmente possui caráter bem diferente mas que, no final das contas, diverte os povos de todos os cantos. Criticar tradições que não são nossas acaba nos obrigando á certas reflexões, como por exemplo, por que comemoramos tantas datas que nos levam a comprar tantos presentes? Mas enfim. Para amenizar essa história, a Fada Formiga deu um jeito de abrasileirar o dia das bruxas, afinal, alguma coisa é preciso fazer com a polpa das abóboras que viram lanternas, certo? Humm, isso mesmo, doce de abóbora com coco!Para quem nao quer entrar na brincadeiras das gulodices meio nojentinhas, taí a dica e a receita. A única coisa chata é que o doce espirra um pouco na hora de apurar, mas vale o sacrifício.



Doce de abóbora com coco

2kg de abóbora madura, descascada e cortada em pedaços

1kg de açúcar

2 copos de coco fresco ralado

cravo e canela a gosto


Leve ao fogo a abóbora e o açucar. Atenção: não adicione água, pois a abóbora solta bastante líquido. Cozinhe em fogo brando até que a abóbora amoleça. Com um amassador de batatas ou um garfo, amasse a abóbora grosseiramente e adicione o coco ralado, o cravo e a canela.


Mexa continuamente, em fogo baixo, até o doce encorpar e o fundo da panela começar a aparecer. Muito cuidado, pois o doce espirra um pouco (por isso o fogo baixo; fica mais fácil de controlar a revolta do doce). O ponto é algo muito particular. Se apurar muito, pode cristalizar e ficar puxa-puxa. Se apurar de menos, pode ficar aguado. Guarde em uma compoteira e delicie-se!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Gostosura ou travessura?

Da última vez que ouvi isso, estava na casa de nossa mãe. Alguém bateu palmas e eu fui atender. Encontrei três meninos que me perguntaram "gostosura ou travessura"? Eu respondi, no auge do mau humor "nenhum dos dois". E fechei a porta. Minha irmã Beth disse que eu era amargurada, sem presença de espírito e saiu a cata dos meninos. Me senti, mesmo, amargurada e até com vergonha do meu ato. Mas eu estava de mau humor (provavelmente de TPM) e os meninos foram as minhas vítimas. Com certeza eles me chamaram de bruxa. Fazer o que.  Acontece. Acontece também que para a criançada o dia das bruxas, embora tradicionalmente americano, é um dia divertido. Brincar com o desconhecido, com seres míticos, com o medo dá uma sensação gostosinha na barriga da gente. Se fazer travessuras já é bom, imaginem "poder" fazê-las, chantageando as pessoas em troca de doces? No dia das bruxas, quase tudo é permitido, até mesmo comer insetos, aranhas e minhocas (feitas de gulodices, atenção!). E a Fada Formiga já entrou no clima. Na próxima semana a nossa loja, tão fofa e mimosa, dará espaço a esses seres esquisitos. Deixaremos de ser fadinhas para virarmos bruxinhas, mas bruxinhas legais, do bem. E para quem está atrás de guloseimas para o dia 31, a Fada aceita encomendas.
Muffins de minhoca, bolinhos de teia de aranha, monstros de cupcake, fantasminhas. Com a Fada Formiga, todos trocarão as travessuras por gostosuras! Encomenda as suas clicando aqui!

sábado, 15 de outubro de 2011

As fotos da loja da Fada...


Volta e meia nós nos deparamos com nossos clientes tirando fotos da nossa lojinha, da louça que usamos para servir nossas delícias e claro, de nossas delícias. A do lado foi tirada e nos enviada pela nossa mais nova amiga Daysi, antes de degustar uma de nossas gostosuras.

Queridos amigos, serví-los com primor e capricho é o nosso grande prazer e fiquem à vontade para mais fotos!!!

Beijos da Fada! E um bom domingo!!!!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Sobremesa, deliciosa até no nome!

Nós, da Fada Formiga, somos caçadoras profissionais de coisinhas para a cozinha. Louças, enfeites, utilidades, formas para assarmos nossas delícias e até itens supérfluos, não importa, nada escapa aos nossos olhos. Assim como as formigas farejam comidinhas, as Fadas Formigas farejam tudo aquilo que de alguma forma deixará nossa loja mais charmosa e nossos quitutes mais saborosos. Pois bem, na sexta-feira, passando pela Av. Visconde de Guarapuava, fui fisgada por uma vitrine colorida de uma loja chamada Sobremesa. Obviamente que tive que entrar. A Sobremesa é uma loja muito bacana, recheada de coisas legais, divertidas, necessárias para equiparmos nossas cozinhas. Simplesmente um paraíso. Para quem, como nós, adora comprar um apetrecho novo daqueles que "não podemos viver sem", fica a dica. A Lu, do atelier Mime Vai Casar, também foi conferir a novidade e já deixou a dica para as noivinhas que farão chá de cozinha. A loja está situada na Av. Visconde de Guarapuava, esquina com a Bruno Filgueira.
E às meninas da Sobremesa, super simpáticas, ficam nossos votos de muito, muito sucesso!


sábado, 8 de outubro de 2011

Mimos, mimos e mais mimos

Nós, da Fada Formiga, adoramos mimar nossos clientes. Nossa loja foi planejada para acolher, restaurar  e alimentar não apenas o corpo, mas a alma também.
Nosso desejo é que todos sintam-se bem aqui e saiam felizes e satisfeitos, afinal, é para isso que todos os dias entramos em nossa cozinha para preparar as gulodices com tanto prazer.
Mas gostamos também quando somos mimadas, e o post de hoje é para agradecer um presente que ganhamos da Aline, nossa entusiasta que antes mesmo de abrirmos a loja nos enviava mensagens superpositivas e que, há alguns dias, nos trouxe um gracioso kusudama.
Kusudamas são origamis modulares que, pela minha brevíssima pesquisa, tinham fins medicinais. O  cordão abaixo do kusudama espalha a energia de cura contida na esfera para as pessoas e para o ambiente.
Nosso kusudama foi colocado em lugar de destaque, para energizar nossos amigos e deixar nossa loja com bom astral!
Aline, claro que adoramos o mimo e agradecemos muito seu gesto que significou muito para nós.
Beijos da Fada