domingo, 21 de agosto de 2011

Como se aquecer neste frio domingo de inverno

Dias frios pedem algo quentinho. Dias frios e sombrios pedem algo que aqueça a alma, além de um bom vinho e companhias agradáveis (e uma cobertinha, é claro). Por isso hoje foi dia de crumble como sobremesa. Super simples de preparar, essa gulodice inglesa aquece até os corações mais gélidos, daqueles que olham para o ramequin e pensam "que gororoba é essa?". Não existe muito mistério. Mesmo quando não assim tão certinho, é gostoso. Há a versão simplesmente divina, com banana e canela, como tantas outras preparadas com maçãs, pêssegos, frutas vermelhas. Como eu tinha um  mix de frutas vermelhas aqui em casa, foram elas que fizeram nossa alegria pós almoço. Anotem a receita.

Crumble de frutas vermelhas
500g de frutas vermelhas (amoras, morangos, framboesas, mirtilos)
50 g de açúcar mascavo
baunilha

Leve as frutas vermelhas ao fogo e junte uma colher de sopa de açucar mascavo. Adicione a baunilha e cozinhe por três minutos (eu adicionei uma colher de calda de aceto balsâmico, pois o azedinho do aceto combina muito bem com frutas vermelhas). Depois de se deliciar com o aroma que irá invadir sua cozinha,
distribua as frutas em seis ramequins (ou qualquer potinho que possa ir ao forno).

Para a farofa, derreta 125g de manteiga. A parte, misture 90g de farinha, 90g de farinha de amêndoa e 120g de açúcar mascavo. Junte essa mistura à manteiga e mexa até que forme gruminhos.

Coloque a farofa sobre as frutas e asse em forno pré-aquecido, por 20 minutos. Sirva imediatamente. Fica uma delícia com sorvete de creme.

Caso você não tenha na geladeira o mix de frutas vermelhas, não se abale. Use maçãs, maçãs com bananas, só bananas... Invente sua receita, pois aqui não existe mistério. Aconselho que se use canela nas receitas com maçã e banana.

Em tempo: é provável que o líquido das frutas resolvam borbulhar e vazar. Sem problemas, isso deixa o crumble ainda mais irresistível.


Bom apetite!

Nenhum comentário: