quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Que tal um pãozinho fresquinho feito em casa?


Não sei se todos sabem, mas nosso pai era padeiro e a melhor broa de centeio de Ponta Grossa era ele quem fazia. Então seria uma vergonha para nós não sabermos fazer um pãozinho, não é mesmo?! Não faz muito tempo, umas amigas me perguntaram se eu tinha uma receita fácil de pão caseiro. Sabe, daquelas que não dão trabalho e sai um pão delicioso? Pois não é que eu tenho! Então queridas amigas Carla e Idalina, esta é pra vocês!


Pão caseiro fácil fácil


1 xícara de leite morno

5 colheres de sopa de óleo

1 colher de sopa de açúcar

1 colher de sopa de manteiga

1/2 colher de sopa de sal

2 tabletes de fermento biológico fresco

2 ovos

500 g de farinha de trigo


Bata todos os ingredientes, menos a farinha, no liquidificador. Transfira para um tigela e misture a farinha até a massa ficar homogênea. Cobrir com um pano úmido e deixar descansar por 1 hora. Polvilhe uma superfície lisa com farinha e abra a massa sobre ela com um rolo. Enrole como se fosse um rocambole e coloque numa forma para pão. Deixe crescer por uns 20 minutos e asse em forno médio por meia hora aproximadamente.


Esta receita rende um pão de forma grande. Eu faço em duas formas, metade da massa com farinha de trigo branca e metade com farinha de trigo integral, como os da foto. Para fazer o integral, metade da quantidade de farinha é branca e metade é integral. Aí eu tenho pão branco e pão integral. Também faço recheado com goiabada, que eu adoro e também faço mini pãezinhos e ponho erva doce na massa, outra coisa que eu adoro. Dá pra variar muito e usar sua imaginação!


Meninas, espero que façam e gostem da receita. Beijos!


Nenhum comentário: