sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Dias de chuva pedem bolinhos fritos!

Sexta-feira chuvosa pede comidinhas. Não sei se isso é algo que trazemos de nossa infância, já que com chuva nossas mães tinham que nos sossegar de alguma forma, mas o fato é que dias assim são propícios a uma bacia cheia de bolinhos fritos. Sim, fritos, pois às vezes podemos nos dar ao luxo de abusar um pouco e comer uma ou outra coisa frita. E sim, bacia. Alouçada de preferência.
E como o final de semana parece que será instável, sujeito a chuva e nuvens, preparem a panela e o estômago e façam "dedinhos", bolinhos que nos acompanham há anos e que nossa mãe fazia em forma de... dedinhos! mas que ficam uma delícia com a massa mais molinha misturada com bananas cortadas em pedaços. Só tomem cuidado para que a gordura não espirre, ok?

Dedinhos
4 ovos
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de fermento em pó
farinha o quanto baste

Misture os ovos, o leite condensado e o fermento. Adicione a farinha aos poucos (deixe a massa mais firme para abrir com o rolo e cortar com a carretilha ou fazer rosquinhas, e mais molinha para pingar com a colher, saco de confeitar, máquina de churros (supereficiente), etc).

Frite em óleo quente em pequenas porções para que não encharquem. Escorra, coloque numa bacia e polvilhe com acúcar.

Para a versão com bananas, basta adicionar, no início do preparo, 3 bananas cortadas em pedaços e não esqueça de polvilhar com canela.

Bom apetite!

Um comentário:

Luciana Adamowicz disse...

Recomendo esta receita, com chuva ou sol, os dedinhos são imbatíveis, impossível comer um só!!!